quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

J.I.Centro - Festas de Natal


No dia 17 de dezembro tivemos a nossa festinha de Natal no Jardim de Infância. Vimos um filme do Dumbo; trouxemos bolos, biscoitos, bolachinhas, batatas fritas, pipocas, rissóis, bolos de bacalhau, sumos e outras coisas para partilhar e lanchámos todos à volta de uma mesa grande. Depois tivemos uma surpresa: foi o Pai Natal que nos veio trazer presentes. Gostámos muito do Pai Natal!









No dia 16 de dezembro fomos ao Centro Cultural de Ílhavo ver um espetáculo de marionetas com animais. Havia uma raposa que queria comer um pássaro, o queijo que ele tinha na boca e um galo. Havia também um lobo que queria comer os cabritinhos. E havia um burro que estava cansado e foi às costas do cavalo. Quando acabou deram-nos uma prenda que foi um livro.






quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

J.I. Centro - Desejos de Natal




Alexandre - Desejo que o Natal seja para sempre; gostava de ir à serra da Estrela fazer uma bola gigantesca e empurrá-la e fazer um boneco de neve.

Mateus - Quero que o Menino Jesus venha a nossa casa trazer prendinhas e, também, quero ir à casa do Menino Jesus dar-lhe uma prenda. E desejava ir à França e à Disneyland, no Natal.

Maria Beirão - Gostava que o Natal fosse para sempre, com muita alegria e também gostava de viver na casa do Pai Natal.

Lorena - Gostava que o Natal fosse para sempre e, queria que o Pai Natal viesse todos os dias e viesse à minha casa.

Inês Varelas - Gostava que o Natal fosse para sempre e, gostava de ir à casa dos ursos e brincar com eles na neve.

Lara - Gostava de fazer uma roda grande, com os meus amigos e com a minha mãe e o meu pai à volta da árvore de Natal. E gostava também que a minha mãe me contasse histórias de Natal, quando eu fosse para a cama dormir.

Gonçalo - Desejo que o Mundo seja muito giro e que o Natal fosse para sempre, com muitos presentes para os meninos todos e com muita alegria.

Adriana - Gostava de fazer uma árvore de Natal grande.

Pedro - Queria que houvesse muitos presentes para nós e para os meninos que não têm nada. E queria brincar com a neve e fazer bonecos de neve.

Melissa - Gostava de ir à casa do Pai Natal e que a mãe lesse a história do Ruca.

Inês Alexandre - Eu desejava que o Natal fosse para sempre e, que a minha mãe lesse histórias de Natal e que todos fossem amigos.

Deivid - Queria que o Pai Natal trouxesse prendinhas.

Letícia - Queria ir à casa do Menino Jesus.

Diogo - Desejava que o Natal fosse feliz e, queria ir à terra do Pai Natal.

Dinis - Gostava de ver as estrelinhas no céu.

Maria Conde - Queria uma festa de Natal.

Isaac - Gostava de ter presentes no Natal.

Maria Marçal - Quero que a minha mãe e o meu pai leiam histórias de Natal para mim e, queria uma prenda de Natal.

Rafael - Queria que o Jesus fosse grande e cuidasse bem de nós e, que o Mundo fosse todo enfeitado e, queria ir à casa do Pai Natal.

Ruben - Queria o Natal.

João Pedro - Queria que fosse sempre Natal, para todos receberem presentes e serem amigos e, desejava patinar no gelo.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

J. I. Norte - Festa de Natal CMI...


Filas, muitas filas e esperar, esperar...

"Gostámos, porque deram presentes e fizeram um espectáculo... Sentámo-nos na cadeira a ver o espectáculo com animais: burros, ovelhas, um galo, um lobo, uma raposa, um "papagaio" (corvo), um galo... Os bonecos eram giros, porque eram muito engraçados... A prenda foi um livro"...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

J.I.Centro - Projeto "Natal Ecológico 2013"


Este ano reutilizámos a árvore de Natal do ano passado e enfeitámos com plástico. Reciclámos sacas de plástico das compras de cores diferentes e fizemos flores. A árvore ficou cheia de flores coloridas. Na estrela amarrámos fitinhas, também de plástico, para voarem ao vento e tapámos o pneu, que segura a árvore, também com sacas amarradas umas às outras.













J.I.Centro - Visita ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré


Fomos ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré ver um espectáculo: "Histórias que me contas-te tu no país das pessoas de pernas para o ar". Ouvimos histórias contadas e dançadas e foi muito engraçado porque era tudo ao contrário: as pessoas calçavam os sapatos nas mãos e as luvas nos pés; andavam de pernas para o ar; falavam com a boca fechada; uma história começava pelo fim… Aprendemos também uma canção de um passarinho da história e a fazer o barulho da água com um bocadinho de papel que parece plástico.




J.I.Centro - Momentos de leitura - uma história de Natal


A Marisela contou-nos a história “Sonho de neve”. É a história de um agricultor que tinha tão poucos animais que até era capaz de os contar pelos dedos de uma mão. Ele pôs aos animais uns nomes diferentes: o cavalo era o Um, a vaca era o Dois, o porco era o Três, a ovelha era o Quatro e o galo era o Cinco. Ele tinha também uma árvore e pôs-lhe o nome de Árvore. Um dia adormeceu e sonhou com neve e sonhou que os animais estavam todos cheios de neve. Mas quando acordou viu que estava a nevar a sério e então lembrou-se que era Natal e foi enfeitar a Árvore e pôs debaixo dela prendas para o Um, para o Dois, para o Três, para o Quatro e para o Cinco e no fim ouvimos uma música que parecia mágica.

Depois a Marisela tinha uma árvore de Natal vermelha e pediu-nos para fazermos um desenho ao lado que eram as nossas mensagens de Natal. E nós desejamos a todos um Feliz Natal!







J.I.Centro - Prenda de Natal para casa


Fizemos uma estrelinha com uma vela no meio. Colámos bolinhas de muitas cores à volta e salpicámos com brilhantes; uns meninos escolheram dourado e outros prateado. Vamos levar a estrelinha para casa para pôr na nossa mesa no dia de Natal e pedimos à mãe para acender a velinha.








J. I. Norte - "Natal Ecológico 2013"...


Projecto "Natal Ecológico 2013" - promovido pela Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação

Objectivos atingidos: materiais reutilizados fertilizando a imaginação; transporte completamente ecológico e saudável; ajuda amiga de familiares; uma árvore de Natal simples, despretensiosa e... Com som!
Um saudável e ecológico Natal para todos